Artigos
AS BANDEJAS DAS GARAGENS
Executando manutenção predial em muitos condominios, escolas, clinicas, lojas etc. me deparo com as famosas BANDEJAS quase sempre situadas em garagens.
Compreendo que a instalação delas foi uma medida paliativa, tomada normalmente para evitar que a água do pavimento superior, que infiltra pelas vigas ou lajes, caim sobre o veículo estacionado em uma vaga e o danifique com manchas esbranquiçadas ou de ferrugem.
Até aí é uma decisão acertada, mas o problema real não foi extinto, muito pelo contrário, pois com a instalação da bandeja dá a origem danosa de uma maior concentração de umidade em contato com a viga ou laje, além de permitir que se esqueçam por completo o problema seríssimo que é a infiltração de água nas peças estruturais.
A água ao infiltrar na peça estrutural (viga, laje e pilar) inicia um processo de destruição desta peça pela oxidação da ferragem que se encontra no interior da mesma.
A oxidação da ferragem com o passar do tempo a deteriora a ponto de levar a peça ao colapso, pondo em risco a estabilidade do prédio.
Não somos contra a instalação das bandejas, apenas queremos salientar que em paralelo à sua instalação deve-se corrigir a causa da infiltração e não só o efeito danoso que ela causa em especial aos veículos.
Certas bandejas instaladas não permitem a visualização da parte da peça estrutural afetada, o que favorece à evolução do processo de deterioração sem que seja notado. Nestes casos quando se torna perceptível será necessário fazer-se um escoramento na garagem, consequentemente a diminuição das vagas e os serviços de manutenção muito mais onerosos.
A eliminação dos fatores que permitem a infiltração da água nos faz perceber que não há mais a necessidade de se manter instalada a bandeja. Mas alertamos que tais reparos estruturais só devem ser executados por empresa especializada.
Consulte-nos para avaliarmos a situação das suas garagens.

Bandeja colocada em viga para evitar que as infiltrações manchem os veículos.

Bandeja para coletar vazamentos em ralos e tubulações mal instaladas.
IMPERMEABILIZAÇÃO DOS RESERVATÓRIOS DE ÁGUA POTÁVEL
Nos edifícios é comum encontrarmos as seguintes estruturas: cisterna (reservatório inferior) e caixa d’agua (reservatório superior). Nestes prédios, essas estruturas são comumente construídas em concreto armado. O concreto por não ter propriedade impermeável, necessita então de tratamento para este fim.
A água que fica reservada nestes locais é utilizada, seja para higiene, para a limpeza em geral e até mesmo para o consumo. Contudo não é dada a devida importância ao seu condicionamento.
No caso das cisternas, estas podem ser enterradas ou não. No caso das cisternas enterradas, a falta de impermeabilização, permite que tanta a água reservada tenha vazamento para fora, e com isso exista um gasto maior na conta de água, como ainda pode ocorrer a situação em que haja água externa infiltrando para cisterna e contaminando a água potável com qualquer substância presente no solo externo. Nas cisternas não enterradas é comum ver deterioração do revestimento externo da parede, indícios de infiltrações da agua interna para o lado externo, ou seja, vazamentos.
Nos reservatórios elevados os problemas são semelhantes. A ineficiência do sistema impermeabilizante faz com que aguas de chuva penetre na caixa d’água, trazendo uma série de impurezas, e se misture com a água potável. Além disso, tem o fato da água interna também infiltrar pela parede e/ou laje dando inicio aos vazamentos.
Para evitar estes problemas, é necessário que haja impermeabilização, contudo o sistema que estão utilizando na maioria dos edifícios é o da manta asfáltica, já obsoleto em face de novos produtos e tecnologias avançadas. A manta, salvo alguma especifica, não é indicada para este tipo de utilização, pois além de soltar impurezas e contaminar a água, não inibe a infiltração das águas de fora para dentro do reservatório.
As argamassas à base de cimentos especiais, aditivos minerais e polímeros são as mais indicadas para este tipo de serviço. Conferem excelente aderência, ótima resistência mecânica, não altera a potabilidade da água, pois são atóxicas, e impedem a infiltração das águas internas para o ambiente externo e das águas externas para o ambiente interno.
Entre em contato conosco e agende uma visita.

Reservatório elevado com manta asfáltica em péssimo estado.

Reservatório elevado devidamente impermeabilizado.